14 de setembro de 2014

Zomato

Hoje vou falar sobre uma aplicação que conheci à relativamente pouco tempo mas que já faz parte do meu dia a dia.
Chama-se Zomato e é (só) a melhor aplicação para quem gosta de descobrir restaurantes novos ou para quem quer, por exemplo, jantar fora e não conhece muitos restaurantes na zona. 
À primeira vista pode parecer outro TripAdvisor mas quando se começa a explorar as funcionalidades percebe-se que é muito mais do que um simples guia de restaurantes com comentários de clientes.
A Zomato já é conhecida em muitos países, mas só no inicio deste ano chegou a Portugal.
A rede de restaurantes por cá ainda é pequena, só existem restaurantes em Lisboa(incluindo Cascais, Oeiras, Loures e Sintra), mas a boa noticia é que brevemente vai ser alargada para outras cidades do País, incluindo Setúbal. Yaay!!

Esta aplicação permite-nos pesquisar restaurantes(incluindo cafés, bares e nightlife) por nome, zona(Saldanha, Alcântara, Oeiras, etc), por tema(jantar romântico, novidades na cidade, esplanadas, refeições de grupo, brunches, mariscadas, vista sobre o mar, cocktails & gin bars, comida fora de horas, entre muitos outros temas), por tipo de cozinha(portuguesa, japonesa, chinesa, italiana, etc) ou  por custo de refeição.
Quando entramos na página de um restaurante, temos acesso não só às fotografias e informações básicas (morada, número de telefone e horário) mas também a uma série informações que dão um jeitasso para quem não conhece muito sobre o restaurante. Estou a falar, por exemplo, da ementa com os respectivos preços, da localização no mapa com possibilidade de obter direcções (dá muito jeito se tivermos a app instalada no telemóvel) e no caso de ser no centro de Lisboa, diz-nos ainda o metro mais próximo.
Existe também um separador com as opiniões dos vários utilizadores que já visitaram o restaurante. Além da opinião escrita, é dada uma pontuação de 1 a 5 e normalmente é acompanhada de fotografias.
Outra funcionalidade interessante é a possibilidade de partilhar um restaurante através do facebook, twitter ou por SMS. 
Uma das coisas que mais gosto nesta aplicação é a vertente de rede social, que a diferencia de todas as outras aplicações e sites de restaurantes.
Quando um utilizador se regista na aplicação, cria um perfil onde pode adicionar, por exemplo, a sua fotografia e o seu site ou blog (opcional). 
No nosso perfil podemos visualizar todas as opiniões que já demos, todas as fotos que já carregámos na aplicação, os nossos seguidores e os utilizadores que estamos a seguir.
Sempre que damos uma opinião(com mais de 50 caracteres) sobre um restaurante visitado ou adicionamos uma fotografia ganhamos pontos. Os pontos correspondem a um nível de foodie, que vai deste o 'Foodie' até ao 'Connoisseur' e os utilizadores que tiverem mais pontos aparecem no top foodies da cidade e da sua rede de seguidores.
No nosso perfil temos acesso também a três listas de restaurantes: visitados, wishlist(restaurantes que queremos visitar) e avaliados (restaurantes que já visitámos e demos a nossa avaliação). Para mim estas listas dão muito jeito porque apesar de ter na memória a maior parte dos restaurantes que mais/menos gostei, e os restaurantes que quero muito visitar, aqui consigo de uma forma rápida e fiável aceder a todas essas informações.
Outra funcionalidade que gosto é o facto de poder interagir com os outros utilizadores, trocando feedback sobre os restaurantes, e comentando as suas opiniões e avaliações.
Falando ainda na parte social, existe por detrás desta aplicação(em Portugal), uma equipa muito simpática e atenciosa que tenta manter um contacto próximo com os utilizadores(pelo menos os mais activos) e além de os convidar a visitar o seu escritório, organiza vários Foodies MeetUp(encontros de foodies), onde convida alguns dos Top Foodies da cidade. Já tive o privilégio de ser convidada para dois destes encontros e recentemente consegui ir a um. Posso dizer que gostei muito, é uma experiência muito gira!
Aaahh e a Zomato de vez enquando também oferece umas prendinhas. Só coisas boas!

Mas como nem tudo pode ser perfeito, e aproveitando também o desafio que a Zomato lançou recentemente a todos os utilizadores para darem o seu feedback sobre a aplicação, existem algumas coisas que poderiam ser melhoradas:
  • Quando se acede à lista de restaurantes avaliados de outros utilizadores, poderia ser possível ordenar as suas avaliações por ordem crescente/decrescente, para sabermos os restaurantes que gostaram mais ou menos.
  • Acho que seria interessante o envio de mensagens privadas através da aplicação para utilizadores que seguimos.
  • Existem restaurantes que têm menus de valor fixo(degustação, buffet, brunch..) e que não aparecem no separador ementa com o respectivo preço.
  • Pode ser só mais uma? Sugiro a possibilidade de partilhar os restaurantes também por email ou mensagem privada no Facebook.

E pronto, é isto! Se ainda não conheciam a Zomato, espero que a minha explicação vos tenha criado alguma curiosidade e que se registem na aplicação, não se vão arrepender!
Para finalizar, deixo-vos o link do meu perfil Zomato, que já conta com mais de 40 opiniões e muitaaas fotografias. Podem seguir o perfil do blog aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário