4 de agosto de 2015

Nova carta Mercantina Chiado

No início de Julho fui convidada para conhecer alguns dos pratos da nova Mercantina​ que irá abrir brevemente no Chiado, na rua da Misericórdia.
Já tinha ouvido falar muito bem deste restaurante, situado no Centro Comercial de Alvalade, e das suas pizzas criadas pelo Chef Giorgio Damasio, afinal, ganhou no ano passado a certificação de “verdadeira pizza napolitana”, atribuída pela Associazione Verace Pizza Napoletana, uma espécie de Estrela Michelin das Pizzas. Além da Mercantina, só existem mais dois restaurantes em Portugal com esta distinção.
Apesar de ser uma das pizzarias mais conhecidas de Lisboa, ainda não tinha lá ido, por isso foi com muito gosto que aceitei este convite.

Foi servido um menu degustação composto por algumas entradas, prato principal e sobremesa.
Primeiro chegou à mesa uma deliciosa focaccia de alecrim e um prato de queijos e enchidos, com mozzarella bufala, mortadela, presunto, paio picante e vários tipos de queijo. Como não gosto de queijo, ataquei nos enchidos. Adorei a mortadela e o presunto também era muito bom.
Depois foi servido um prato com 3 bruschettas, duas de legumes e uma de cogumelos e parmesão. A de legumes estava muito saborosa, até acabei por repetir. Já a de cogumelos não fiquei muito fã mas o parmesão também não ajudou.
Para prato principal foi servido ravioli de ricota e espinafres com molho de tomateGnocchi de batata com molho gorgonzola tagliolini com pesto servido num cestinho de massa.
O ravioli de ricota e espinafres foi o meu prato preferido, estava mesmo muito bom. Já o Gnocchi de batata com muita pena minha não consegui provar porque o molho gorgonzola era muito forte. 
tagliolini com pesto também estava bom mas infelizmente a massa do cestinho que era supostamente comestível, estava muito dura e dificilmente se conseguia partir ou trincar.
No final, foi ainda servida uma panacota de baunilha. Gostei muito, estava bastante aromática e doce q.b. mas sem se tornar enjoativa.
Tirando um ou outro prato menos bem conseguido, gostei muito dos pratos que foram apresentados, só tive pena que não tenha sido servida nenhuma pizza. 
Irei concerteza voltar à Mercantina, não só para provar as famosas pizzas mas também para conhecer o novo espaço no Chiado.

Sem comentários:

Enviar um comentário